Drogas de abuso
Análises para verificação do uso de drogas de abuso no ambiente de trabalho.
Com o intuito de auxiliar as empresas na manutenção de um ambiente de trabalho livre de drogas, a TOXIKÓN Assessoria Toxicológica oferece as determinações em urina de:
  • anfetamínicos
  • cocaína
  • maconha
  • opiáceos
  • barbitúricos
  • benzodiasepínicos

Estas análises são realizadas por triagem imunoenzimática seguida de confirmação por cromatografia gasosa e espectrometria de massa (CG/MS), conforme recomendado internacionalmente e seguido pelos mais conceituados laboratórios do mundo.
A utilização destas determinações pela empresa, deve estar associada a um programa de controle do uso de drogas de abuso no ambiente de trabalho. Um programa bem conduzido deve visar principalmente o diagnóstico precoce da dependência e o tratamento e recuperação do dependente. Via de regra, incluem-se determinações pré admissionais, periódicas, pós acidente, motivadas e randômicas.
Nestas determinações, não só a qualidade analítica e confiabilidade do laboratório, mas também a integridade e fidelidade de identificação das amostras revestem-se de singular importância. Por isso, a Toxikón desenvolveu e oferece aos seus clientes um kit de coleta que visa facilitar e padronizar os procedimentos de coleta e envio das amostras. O kit além do material para coleta (frascos) e conservação das amostras (gelo reciclável e caixa térmica), contém também lacres de segurança, identificadores e a ficha de requisição de análises que, pelas suas características, constitui-se no primeiro registro da cadeia de custódia que acompanhará o processo até a elaboração final do laudo.
Porque o abuso de alcool etílico (etanol) pode também constituir uma ameaça para a segurança e produtividade no ambiente de trabalho, lembramos que mantemos em rotina as determinações da etanol na urina e etanol no sangue.